AUTOCONSCIÊNCIA PARA MANTER O FOCO E ALCANÇAR RESULTADOS

0
60

Facebook, Whatsapp, Instagram, sites de notícias, vídeos engraçados. Muitas vezes, tudo parece ser mais interessante do que dar sequência ao que realmente é importante fazer para conquistar resultados. Quando não se tem clareza de onde quer chegar e dos resultados que deseja conquistar, é muito comum as pessoas se sentirem desmotivadas e desanimadas. Para evitar esses sentimentos e não cair nas armadilhas da rotina contemporânea, o fundamental é ter definido um recurso valioso, mas escasso: o foco.

De acordo com a diretora da TAO Coaching e Treinamentos, Raquel Couto, o foco é uma das competências mais almejadas e valorizadas. Mantê-lo, tanto em situações da vida pessoal quanto profissional, faz com que a pessoa alcance resultados eficientes, além da sensação de bem-estar. “Ter clareza no que se quer é fundamental para conseguirmos concluir metas e objetivos em qualquer contexto, seja para fazer uma dieta, praticar exercícios físicos, se dedicar aos estudos, manter a atenção no trabalho, entre outras inúmeras situações”, explica.

Raquel destaca que, para desenvolver essa habilidade, é preciso ter autoconsciência e se concentrar naquilo que realmente interessa. “Para direcionar o foco, é preciso que a pessoa tenha a clareza do que se quer, onde quer chegar e o que é realmente importante. Onde está o meu foco, está o meu agir, o meu sentir. Dessa forma, quando fica bem claro o resultado que se quer, alinhado com o seu grande porquê –que é a determinação exata do que se quer– , o foco automaticamente vem para as estratégias estabelecidas e a conquista é certa”, avalia.

Para influenciar sua equipe, um bom líder precisa, por exemplo, saber fazer boas perguntas, que vão direcionar o foco dos envolvidos para contribuir nos objetivos estabelecidos por uma empresa, facilitando, assim, atingir os resultados pré-determinados. “O líder precisa ter realmente clareza do que a empresa quer e saber os resultados que ela deseja conquistar para, a partir daí, buscar dentro de si por que ele quer contribuir para esse sucesso. No momento em que o líder tem clara sua intenção e como vai contribuir para a empresa atingir esses objetivos, fica fácil conseguir influenciar sua equipe na busca dos resultados”, diz.

A coach destaca que, quando se tem comprometimento e estratégias bem definidas para atingir o resultado, fica mais fácil focar. A especialista ressalta a importância de manter-se focado para a concretização de metas e objetivos, mas pondera que também é preciso se permitir alguns momentos de relaxamento, descontração e lazer. “É aconselhável, entre uma demanda e outra, tirar uns minutinhos para se distrair, tomar um café e relaxar, ficando atento para não extrapolar demais”, finaliza.

Foto: diretora da TAO Coaching e Treinamentos, Raquel Couto.

Crédito: Divulgação.