É possível cancelar inscrição no Enem 2017 e refaze-lá?

0
30

Muitos estudantes que fizeram a inscrição no Enem 2017 estão querendo cancelar ela e refazer, mas será que tem como cancelar inscrição no Enem e refazê-la? Confira abaixo uma análise dos motivos que podem despertar o desejo de cancelar inscrição e as formas aceitas de cancelamento.

A inscrição do Enem 2017 será encerrada hoje à meia noite, e tem muita gente na correria para garantir a participação no segundo maior exame educacional do mundo, que serve como porta de entrada para o ProUni, Fies, e Sisu.

Leia também

Hoje é o último dia, veja como fazer inscrição do Enem 2017.

Baixe o app Prova e faça simulados do Enem de qualquer lugar.

Como baixar a cópia digitalizada do espelho da redação Enem 2016.

15 Dicas para ir bem na Redação do Enem 2017 e 10 prováveis temas.

Principais motivos para querer cancelar inscrição no Enem 2017

Não consegui a isenção

Esse com certeza deve ser o maior motivo que leva a querer cancelar inscrição no Enem 2017. Muitos candidatos estão tendo seu pedido de isenção indeferido, e querem cancelar para refazer, na tentativa de deferir o pedido. Se você respondeu o questionário socioeconômico e a ienção da taxa não foi indeferida, saiba que não tem como cancelar e após refazer.

Agora, se você simplesmente não quer fazer a prova, então basta não pagar o boleto que foi gerado que sua inscrição será cancelada.

Esqueci minha senha

Se você esqueceu a sua senha, saiba que não é necessário cancelar inscrição no Enem. Basta você cadastrar uma nova senha e voltar a acessar o sistema.

Para isso, na página do participante, preencha o seu CPF e marque a imagem solicitada pelo site. Após isso, clique em “Esqueci minha senha”.

esqueci minha senha enem 2017

O sistema pedirá para você confirmar as informações de CPF e e-mail. Um e-mail de recuperação de senha será enviada para o endereço cadastrado, siga os passos que o sistema indicará.

mudar senha enem

Erro nas informações

Se você errou alguma informação na hora de preencher os questionários, calma, pois quase todas as informações preenchidas na inscrição do Enem podem ser corrigidas, como endereço, telefone, necessidade de atendimento especial ou especializado, local de prova e opção de língua estrangeira.

Para corrigir alguma informação, basta fazer um novo login com o CPF e a senha.

Atenção: Lembre-se que isso apenas pode ser feito até hoje, dia 19!

alterar dados enem

Lembrando que os dados socioeconômicos e de escolaridade não podem ser alterados.

Outro problema que pode ocorrer é que se você é concluinte do ensino médio e não esqueceu de indicar na inscrição, provavelmente receberá o resultado do Enem junto com os treineiros, ou seja, não poderá se inscrever no SiSU, ProUni ou FIES do primeiro semestre.

Mudar a cidade

Para mudar a cidade da prova, não é necessário cancelar inscrição no Enem 2017. Basta fazer login na Página do Participante e alterar o local de prova.

Atenção: A alteração do local de prova só pode ser feita durante o período de inscrições, que vai até o dia 19 de Maio.

Desisti de fazer o Enem

Se você não é isento e simplesmente não quer mais fazer o Enem, basta não pagar o boleto de inscrição que sua inscrição no Enem será cancelada.

Se você tem isenção, você pode não comparecer ao Enem no dia da prova, porém, saiba que isso vai acarretar na impossibilidade de solicitar isenção no Enem 2018.

Telefone para o Inep

Caso você esteja com algum problema na inscrição e não conseguiu resolver com esse tutorial, ligue para o Inep pelo 0800 616161.

Gostou do artigo? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.

O post É possível cancelar inscrição no Enem 2017 e refaze-lá? apareceu primeiro em Optclean.