EUA atacam comboio pró-Assad perto da Jordânia

0
48

Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (18), um comboio pró-governo na Síria, o qual se dirigia para uma posição da coalizão perto da fronteira com a Jordânia – disseram oficiais americanos da Defesa.

“Um comboio se aproximava muito das forças da coalizão em At-Tanf e não respondeu a inúmeras advertências”, disse o oficial à AFP, pedindo para não ser identificado.

“Então, finalmente, houve um ataque contra a frente desse movimento”, acrescentou.

O oficial disse não ter certeza de quais forças integravam o comboio, mas declarou que “estavam, claramente, trabalhando com o governo sírio”.

A base de At-Tanf é usada pelos comandos de elite americanos e britânicos e já sofreu repetidos ataques no passado.

As tentativas de deter o comboio incluíram uma comunicação com os russos – aliados do governo sírio – e uma “demonstração de força aérea”, acima desses veículos, seguida de disparos de advertência.

O funcionário afirmou também que o comboio era “significativo” em tamanho, mas que apenas os primeiros veículos foram afetados.

Depois de descrever o evento como uma “situação de escalada de força”, o oficial explicou que isso não representou uma mudança estratégica para a coalizão, que segue concentrada na luta contra o grupo Estado Islâmico.

The post EUA atacam comboio pró-Assad perto da Jordânia appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.