Google planeja a morte do ROOT com restrição na Play Store

0
61

Uma verdadeira bomba acaba de cair sobre a cabeça dos usuários de ROOT e roms alternativas no Android. Nada mais, nada menos que a própria Google criou uma restrição que pode ser facilmente adicionada na Google Play e torna um app incompatível com qualquer dispositivo com root ou rom modificada.

Assim, não ficaria mais a cargo do aplicativo identificar se o seu celular possui root ou não. Conforme descobriu o Android Police e verificamos no Google Play Console (painel de desenvolvedor do Android), existe agora uma opção chamada “SafetyNet exclusion” que fica localizada no catálogo de dispositivos.

Caso essa opção seja marcada, o aplicativo da Play Store vai identificar se o seu dispositivo possui root/rom alternativa e exclui o game ou aplicativo de aparecer na sua loja de aplicativos.

Google planeja a morte do ROOT com restrição na Play Store

Exclusão de aparelhos com root já está presente no painel de desenvolvedores do Android.

A opção é como um item em um formulário. Em outras palavras, muito provavelmente várias empresas e produtores vão adotar essa restrição para limitar o uso de seus aplicativos e jogos em aparelhos com root ou roms alternativas.

O recurso é diferente do que vinha sido usado deste então, e foi primeiramente testado pela Netflix.

É um tremendo golpe contra os princípios que a própria Google pregava, de que o Android era um sistema livre. Caso o recurso seja adotado em massa, o Android perderá um dos seus principais diferenciais em relação ao iOS, a liberdade de modificar o sistema ao gosto do usuário. Pois não fará sentido modificar o sistema para não poder utilizar nenhum aplicativo.

Fonte Android Police

The post Google planeja a morte do ROOT com restrição na Play Store appeared first on Mobile Gamer | Tudo sobre Jogos de Celular.