ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA A CIEI&EXPO 2017

0
55

Estudantes universitários e pesquisadores da área de energias inteligentes ainda podem inscrever trabalhos científicos para a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017 até o dia 22 de junho. Os interessados podem acessar: www.smartenergy.org.br/2017.

Neste ano, o evento ocorre de 18 a 20 de outubro, das 8h às 21h, no Espaço de Exposições Horácio Coimbra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017 é uma iniciativa do Tecpar e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), é organizada pela Paraná Metrologia e conta com o apoio dos Institutos Lactec, da Fiep, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Os temas estão relacionados a cinco grandes áreas temáticas dentro do foco energias inteligentes: fontes renováveis (que abrange fotovoltaica, biomassa, biogás, PCH/CGH), redes inteligentes (contemplando armazenamento, medição inteligente e iluminação inteligente), eficiência energética, cidades inteligentes e políticas públicas. “A energia é um insumo estratégico para a sociedade contemporânea e seu desenvolvimento depende diretamente do avanço das pesquisas científicas na área. Isso é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios, soluções de problemas econômicos e formação de novos profissionais e pesquisadores”, destaca o professor Thulio Cícero Guimarães Pereira, responsável pelo comitê científico da conferência.

As inscrições dos trabalhos científicos podem ser feitas tanto por estudantes universitários quanto por pesquisadores e poderão participar universidades, institutos de pesquisa, empresas e fundações. Serão aceitas inscrições individuais ou em grupo. A avaliação dos trabalhos será feita pelo Comitê Científico, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Energia, que envolve as áreas de Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), formado por pesquisadores de diversas instituições de pesquisa. “Esperamos artigos científicos, com resultados alcançados até o momento, nas pesquisas realizadas numa das cinco grandes áreas temáticas do evento”, explica Pereira.

Em um moÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA A CIEI&EXPO 2017mento em que as energias tradicionais começam a dar sinais de escassez, como a água, por exemplo, o professor esclarece que a sociedade precisa do envolvimento de pesquisadores para ajudar a mudar a realidade. “Hoje, a sociedade espera ansiosa pelos resultados das pesquisas e inovações, portanto, queremos que um maior número possível de pesquisadores possa mostrar seu trabalho nesse grande evento em Curitiba”, salienta.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, ter a participação de pesquisadores no evento é fundamental. “Não podemos falar de novos conceitos em energias se não trouxermos os pesquisadores para essa construção de ideias”, afirma. Trazer a universidade mais próxima do mercado empresarial também era um desejo antigo do secretário João Carlos Gomes, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti). “Queremos a participação de todas as universidades, tanto as estaduais e a federal quanto as particulares”, ressalta.

Ilhas temáticas

Além de dar mais ênfase à pesquisa, para esta edição a CIEI&EXPO2017 traz espaços segmentados chamados de “Ilhas Temáticas”, divididos em setor empresarial, academia e instituições públicas. Cada Ilha Temática apresentará tendências e inovações das áreas de redes inteligentes e energias renováveis. “Para o visitante ficará mais fácil e prático, pois ele poderá ir, diretamente, à Ilha que mais lhe interessar”, considera o coordenador do evento, Celso Kloss, da Paraná Metrologia. “O espaço de exposição proporcionará maior conectividade entre fabricantes, prestadores de serviços e consumidores. Teremos a exposição de produtos e projetos inovadores”, esclarece.

A grade de programação terá palestras sobre: Cidades Inteligentes, Energia Fotovoltaica, Energia Eólica, Biogás, PCHs e CGHs, Eficiência Energética, Armazenamento de Energia e Redes Inteligentes. A CIEI&EXPO 2017 também terá rodadas de Negócio para oportunizar o contato entre potenciais consumidores e os principais fornecedores de tecnologia, produtos e serviços ligados à geração distribuída com base em fontes renováveis. “O tema é bastante amplo e estamos desenvolvendo um grande evento para atrair a sociedade. É preciso que os setores especializados participem, pois estamos vivendo um momento de grandes transformações na área energética”, salienta Kloss.

A CIEI&EXPO2017 espera receber empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores.

Fotos 1 e 2 – Evento CIEI&EXPO 2016.

Crédito: Divulgação.