O CEO da Toyota liderará pessoalmente sua nova divisão de carros elétricos

0
25
CEO da Toyota - Akio Toyoda

A Toyota está no meio de uma grande mudança de estratégia. A montadora japonesa está montando uma equipe para desenvolver um carro elétrico de mercado de massa. Sua escolha de líder para essa equipe indica que a empresa está levando o projeto muito a sério.

O CEO Akio Toyoda que também é o neto do fundador da empresa Kiichiro Toyoda, vai pessoalmente liderar a equipe de carros elétricos, um porta-voz da Toyota disse à Reuters no início desta semana. O envolvimento de Toyoda é destinado a acelerar o processo de desenvolvimento do primeiro carro elétrico de grande porte da empresa, disse o porta-voz.

Enquanto sua companhia passou os últimos anos concentrando-se em carros de célula de combustível de hidrogênio, Toyoda não é um novato de carro elétrico completo. Ele criou um acordo de 2010 com a Tesla, que viu a montadora do Vale do Silício comprar uma fábrica de propriedade da Toyota em Fremont, Califórnia, que se tornou a única fábrica de montagem da Tesla. A Toyota também investiu em Tesla, enquanto a montadora menor desenvolveu um powertrain elétrico para o Toyota RAV4 EV, um SUV elétrico de produção limitada construído para satisfazer o mandato de veículo de emissão zero da Califórnia. As duas empresas se separaram desde então.

Toyoda vai supervisionar uma equipe recém-formada de engenheiros. Que Toyota está apenas montando a equipe agora indica a decisão de construir um carro elétrico de mercado de massa que foi feita recentemente. Essa decisão pode ter sido feita em resposta às baixas vendas do carro de célula de combustível de hidrogênio Toyota Mirai, e uma ramificação mais lenta do que o esperado da infra-estrutura de abastecimento de hidrogênio.

Por outro lado, a empresa tem crescido mais confiante nas baterias de íon de lítio que são um ingrediente essencial de carros elétricos modernos. Afirmações recentes de engenheiros indicam que empresa sente que agora tem experiência suficiente com baterias de íon de lítio para usá-los em um carro elétrico.

Relatórios até agora indicam que a Toyota está pretendendo estrear seu carro elétrico em 2020, a tempo para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O veículo pode vir a ser um pequeno SUV, e poderia usar a mesma Toyota New Global Architecture (TNGA) plataforma como o Prius híbrido e C-HR 2018.

Por: Sebastião Ferraz
Fonte: Coluna Tech