Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

0
19

Você já deve ter notado que os clássicos franceses como o Citroën SM usavam faróis amarelos em vez dos brancos-amarelados do resto do mundo, não? Se nunca notou, saiba que todos os carros franceses produzidos até 1993 usavam faróis com lentes amarelas ou ao menos lâmpadas amarelas. Era algo obrigatório por lei, que só caiu quando a França adotou as mesmas regras de homologação do restante da União Europeia.

Mas por que razão os franceses achavam uma boa ideia usar faróis amarelos? Há duas hipóteses.

A primeira diz que os franceses usavam faróis amarelos em seus veículos militares desde o início do século como forma de diferenciá-los dos veículos alemães (que usavam faróis brancos) à distância. Há quem acredite nesta versão, mas se você pensar bem, não é uma ideia muito inteligente: ser identificado de longe pela cor do farol tornaria o veículo um alvo fácil para as artilharias inimigas.

Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

Como se vê, todas elas usam luzes amarelas

A outra versão, mais provável, é que a luz amarela melhorava a visibilidade sob chuva, nevascas ou neblina, além de supostamente causar menor ofuscamento. A ideia por trás das luzes amarelas era remover os comprimentos de onda correspondentes ao azul e ao violeta, que são mais difíceis de ser processados pela vista humana (é por isso que temos dificuldade de focalizar objetos iluminados com estas cores, caso da “luz negra” das baladas). Sem estas cores, os faróis dos carro teoricamente reduziriam o ofuscamento dos motoristas no sentido contrário, além de melhorar a acuidade visual.

Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

As cores do amarelo para o vermelho são melhores para a noite. É por isso que a maioria dos carros usam variações destas cores para iluminar o quadro de instrumentos (e por isso os paineis com luzes azuis eram tão criticados)

O filtro amarelo aplicado às lâmpadas reduzia sua luminosidade em até 20%, mas oferecia esse suposto benefício do menor ofuscamento e também melhor visibilidade sob neblina, chuva ou nevascas, também devido à ausência do azul/violeta, que se difunde ao atingir as gotículas que formam essas precipitações.

Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

Por esse motivo o governo francês decidiu tornar obrigatórios os faróis amarelos em todos os carros registrados na França. Até mesmo os importados deveriam receber lentes ou filtros amarelos nas lâmpadas de seus carros. Essa regulamentação durou até 1993, quando a França pressionada pela União Europeia, adotou as luzes brancas usadas no resto do mundo.

Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

As luzes amarelas deixaram de ser obrigatórias pela lei francesa, mas são permitidas na maioria dos países — em alguns somente como luzes auxiliares de neblina. No Brasil você pode usar faróis de neblina amarelos, mas eles precisam ter a lente ou a lâmpada de cor amarela, sendo proibida a pintura ou adesivagem da lente. Isso até 2021. Depois disso somente se o seu carro for equipado de fábrica com faróis amarelos (explicamos isso aqui).

Por que os carros franceses usavam faróis amarelos?

As luzes amarelas ainda são usadas nas 24 Horas de Le Mans e em outras provas noturnas como forma de distinção entre as categorias de desempenho diferentes. No caso de Mans, os protótipos usam faróis brancos e os GT usam faróis amarelos.

The post Por que os carros franceses usavam faróis amarelos? appeared first on FlatOut!.