Muitos moradores do Sul do Brasil estão preocupados com o recuo do mar no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul, com registros nas praias do Chuí e em Tramandaí, e Santa Catarina, especialmente nas cidades de Itajaí, Porto Belo e Balneário Camburiu.

Inclusive, também foi registrado um grande recuo do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), que teve uma baixa no seu nível de 0,82 metro, na quinta-feira, para 0,24 metro na manhã deste sábado, no Cais Mauá. Também foi registrado um recuo na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

Mas, podemos encarar esse fenômeno como um alerta de tsunami, como muitas pessoas estão sugerindo nas redes sociais? Entenda.

Leia também

Como ver Perseidas, a chuva de meteoros com pico neste sábado?

Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami?

Segundo a Marinha do Uruguai, o recuo do mar acontece devido aos ventos muito fortes que vem do norte e que tem afetado os territórios orientais.

Devido a este recuo do mar, muitos moradores das regiões afetadas temiam que seria este um alerta de tsunami.

Mas, segundo os especialistas no assunto, não há com que se preocupar. A MetSul Meteorologia informa que o recuo do mar, tanto no Uruguai quanto nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é um evento oceânicoatmosférico, causado apenas pelo efeito intenso do vento Norte.

Segundo ainda o portal de meteorologia, assim que os ventos mudarem de direção, o nível das águas tende a se normalizar.

Confira abaixo a galeria de imagens de algumas cidades afetadas pelo recuo do mar

Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami? Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami? Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami? Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami?

O que é um tsunami?

Os tsunamis são eventos catastróficos causados por grandes ondas marítimas, que atingem o litoral e provocam grandes estragos.

As ondas de um tsunami podem atingir ondas com mais de 30 metros de altura, e geralmente vem com muita força, causando muita destruição.

Essas ondas gigantescas são provocadas pelo movimento de terra submarino, como terremotos, erupções vulcânicas ou até mesmo impacto de asteroides no oceano.

Geralmente, dez minutos antes de um tsunami atingir à costa, o mar recua. Por isso podemos dizer que o recuo do mar que está acontecendo na costa do Uruguai e sul do Brasil, com certeza não é um tsunami.

Confira no vídeo abaixo como se formam os tsunamis:

Existe risco de tsunami no Brasil?

Após esse fenômeno, muitas pessoas ficaram curiosas sobre um possível risco de tsunami no Brasil. Será que nosso país poderia, em algum momento, ser atingido por uma catástrofe dessas?

Tendo em vista que o Brasil raramente foi atingido por terremotos, que se formam nos locais de encontro das placas tectônicas, e também não tem nenhum vulcão em atividade por perto, as chances do nosso país ser atingido por um tsunami é praticamente mínima.

Então, alertamos que não há com que se preocupar. Se você é morador da região sul do Brasil ou Uruguai, acalme-se, pois em breve os ventos devem mudar de direção e as águas retornarão aos seus níveis normais.

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter para receber mais posts como este.

O post Recuo do mar no sul do Brasil e Uruguai é um alerta de Tsunami? apareceu primeiro em Optclean.