Trump reafirma ajuda à Colômbia no combate às drogas

0
41

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta quinta-feira ao mandatário colombiano, Juan Manuel Santos, a vontade de Washington de ajudar a Colômbia a combater o narcotráfico, mas se mostrou menos animado quanto à implementação do processo de paz naquele país sul-americano.

Recordando o aumento do cultivo de coca e da produção de cocaína no ano passado na Colômbia, Trump “reafirmou” a Santos a “vontade dos Estados Unidos de apoiar a estratégia da Colômbia contra as drogas.

Durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump assinalou que a ajuda americana será dirigida a “combater e eliminar as redes de narcotráfico, de financiamentos ilícitos, de cultivo de coca e de produção de cocaína”.

Em seu primeiro encontro com Trump, Santos buscava fortalecer a aliança com os Estados Unidos no combate à produção e tráfico de drogas na Colômbia, maior produtor mundial de folha de coca e cocaína, com 646 toneladas em 2015, segundo a ONU.

Santos também solicitou o aval de Trump para a implementação do processo de paz firmado no ano passado entre o governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que Washington ainda considera uma organização terrorista.

“Hoje seguimos ao lado de vocês como sócios na Paz Colômbia para consolidar a paz nas zonas mais afetadas”, declarou o líder colombiano.

Mas Trump foi menos enfático ao responder uma pergunta sobre a implementação da paz na Colômbia, referindo-se às negociações passadas, mas não ao futuro do processo.

Em referência a Santos, o presidente americano declarou: “acredito que o presidente fez um trabalho magnífico, difícil, mas um trabalho magnífico”.

The post Trump reafirma ajuda à Colômbia no combate às drogas appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.