O marketing vive um momento crítico. Nas agências, milhares de publicitários viram noites atendendo às exigências dos clientes. E os clientes, por sua vez, gastam horas reclamando da falta de resultado das agências. Com o avanço do marketing digital, o problema só tende a crescer.

Será que não precisamos de um marketing menos mimado e um pouco mais humilde? É aí que surge Não fique a  ver navios: A Mentalidade de Marketing. De autoria de Thiago La Torre e Matheus Schmidy, o livro apresenta uma nova maneira de pensar na estratégia e gestão de marketing através de metáforas fáceis de lembrar e dados pouco divulgados.

Depois de 15 anos elaborando estratégias de marketing para empresas de pequeno e médio porte, Thiago la Torre apresenta, com metáforas fáceis de lembrar e dados praticamente inéditos, os mitos que acabam com o sono da maioria dos empresários e publicitários no Brasil. “Nós preparamos este livro para que fosse um livro de base para todo empresário ou estudante na hora que for começar com o marketing para que seja o primeiro livro a ser lido. Para esse primeiro ano a gente tem a expectativa de ter muito contato com a comunidade de marketing. Ter muito contato com a comunidade de empresários”, diz Thiago La Torre.

Um livro divertido e enxuto, leitura obrigatória a todos os novos gestores de marketing, profissionais de publicidade ou empresários que não querem sair comprando feijões mágicos por aí. Afinal, não é todo negócio que produz ovos de ouro. “O nosso objetivo não é escrever algo de marketing, mas criar algo colaborativo realmente. O marketing revolucionário é um gargalo que digo nesse momento porque ele é uma ciência nova, então tem muito profissional prometendo coisas muito grandes. Claro, a gente já teve casos de sucessos extraordinários com clientes. A gente teve o trabalho de reescrever todos os conceitos básicos de marketing e tudo que se ensina na faculdade em forma de metáforas. A primeira metade do livro são capítulos com breves metáforas e histórias que mostram os principais erros de empresários que a gente tem nesses 15 anos de experiência de mercado que a gente tem em relação ao marketing. A segunda parte são frases de como a gente fala isso no dia a dia”, explica.

Segundo Thiago La Torre, no marketing não existe fórmula mágica justamente por ser uma ciência nova. “Hoje em dia já existem diversas pesquisas que dão um indicativo muito forte de qual o retorno esperado e qual o tempo esperado para cada segmento. No mercado de varejo existe uma estatística que é um retorno esperado e num,  tempo esperado. A pesquisa consta no livro e claro que é uma previsão que varia de caso a caso. Em palestra é muito comum perguntar se você investe R$ 100,00, qual o retorno que você espera? E 80% das pessoas da palestra esperam um retorno de 10 vezes. Isso a gente já pode dizer que qualquer que seja o seu mercado, não vai ter um retorno de 10 vezes no seu faturamento dentro de um mês”, comenta.

Resultado de 15 anos de experiência em mais de 200 empresas, o livro ajuda gestores a evitarem os erros mais comuns e fornece ao profissional de marketing um arsenal de argumentos para educar seus clientes. A Mentalidade de Marketing foi lançado na última quinta feira (14/03) na livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas.

 

Foto 1 – Thiago La Torre.

Fotos 2 e 3 – Os autores do livro A Mentalidade de Marketing, Thiago La Torre e Matheus Schmidy no lançamento na Livraria Cultura.

Crédito: Divulgação.

Deixe uma resposta