Apesar de sua imensa popularidade, os modos “Particular” ou “Incognito” que você vê em muitos navegadores modernos não são realmente tão particulares quanto aparecem. Em muitos casos, eles fazem pouco mais do que impedir que seu histórico de pesquisa, cookies e senhas sejam registrados localmente. Existem algumas exceções (o recurso Navegação Privada do Firefox também tem proteção de rastreamento “Bloqueio de Conteúdo”), mas na maioria das vezes as pessoas tendem a superestimar muito as proteções que esses modos oferecem.

mozilla firefox
Imagem: Mozilla e Tor se unem para melhorar a privacidade dos usuários na internet

Mozilla Firefox: mais privacidade para o usuário

Para resolver isso, o Firefox pode estar planejando lançar um modo “Super Private Browsing” (SPB) que poderia fornecer aos usuários um verdadeiro anonimato; ou pelo menos o mais próximo do verdadeiro anonimato que você pode obter com um navegador normal.

Essa notícia vem do PC Gamer, que detectou uma informação interessante dentro do programa de subsídios à pesquisa da Mozilla . Neste programa, a Mozilla está procurando oferecer financiamento para aqueles que podem responder a uma (ou mais) de 12 questões relacionadas ao futuro do Firefox e navegação na web como um todo.

A 12ª questão principal (RQ12), que cobre “Privacidade e segurança para o Firefox”, é o local onde a Mozilla menciona pela primeira vez seu interesse em fornecer um modo SPB a seus usuários. Esse modo, de acordo com a Mozilla, integraria o Tor no Firefox para bloquear “vigilância em massa, rastreamento e impressão digital”. No entanto, a organização reconhece que isso não seria fácil.

“… permitir que um grande número de usuários adicionais façam uso da rede Tor requer solução para ineficiências atualmente presentes no Tor, de modo a tornar o protocolo ideal para implantar em escala”, afirma o Mozilla. É aí que você – ou, mais especificamente, qualquer pesquisador de privacidade que esteja lendo isso – entra.

Se a Mozilla puder responder às seguintes perguntas, há uma boa chance de o SPB se tornar realidade:

  • Quais arquiteturas de protocolo alternativas e protocolos de seleção de rotas ofereceriam ganhos aceitáveis ​​no desempenho do Tor?
  • E eles preservariam as propriedades do Tor?
  • É realmente possível implantar o Tor em escala?
  • E como seria a integração completa do Tor e do Firefox?

Contribua com o Mozilla

Se você se sentir preparado para enfrentar esses problemas e ajudar o Mozilla a criar um modo de navegação privado melhor para seus usuários, você pode se inscrever para obter financiamento para pesquisa aqui.

O post A Mozilla pode estar planejando lançar um modo “Super Private Browsing” para o Firefox apareceu primeiro em TecStudio.

Deixe uma resposta