O financiamento da primeira etapa das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Salvador Bahia, integrante da rede VINCI Airports, junto ao Banco do Nordeste foi premiado como “acordo do ano” de 2018 na América Latina (Latin American Airport deal of the year) pela IJGlobal Magazine, uma publicação internacional do mercado de infraestrutura e energia. O reconhecimento foi anunciado na noite da última quinta-feira (14/03), em Nova Iorque.

O contrato entre a VINCI Airports e o Banco do Nordeste (BNB) para o financiamento de R$ 516 milhões foi assinado em junho de 2018. O prazo é de 20 anos. Este foi o primeiro financiamento integral sem garantia específica (do tipo non-recourse) do setor aeroportuário do Brasil. A assessoria financeira da transação é do BNP Paribas e a assessoria jurídica é do escritório Mattos Filho.

A VINCI Airports se tornou a concessionária do Aeroporto Salvador Bahia em 2017 e assumiu as operações em 2018 depois de completar o processo de transição sob a liderança das autoridades competentes. Desde então, um projeto para  as obras de modernização e ampliação do Aeroporto foi levado adiante com sucesso. Ele contempla diversas intervenções como ampliação da área construída em 20.000m², construção de um novo píer com 6 pontes de embarque, nova área de embarque, renovação do sistema de refrigeração, expansão do pátio de aeronaves, reforma das pistas principal e auxiliar, remodelação do Terminal de Passageiros, investimentos em sustentabilidade, entre outras. “Em um ano no qual tivemos outros financiamentos de grande porte, inclusive no setor aeroportuário, é uma honra termos recebido este reconhecimento de um júri composto por grandes players do mercado de financiamento de projetos. O prêmio é mais uma evidência da nossa bem-sucedida entrada no mercado brasileiro e da expertise da VINCI Airports em construção e desenvolvimento de aeroportos”, destacou Julio Ribas, diretor presidente do Aeroporto de Salvador.

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto Salvador Bahia está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

O Aeroporto Salvador Bahia foi integrado à rede VINCI Airports em 02 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 20.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suécia, na Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 192,5 milhões de passageiros em 2018.

Por meio de sua expertise, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.

Deixe uma resposta