Notícias do Dia»Insights»As loucuras de Bielsa: espionagem e granada

As loucuras de Bielsa: espionagem e granada

Conhecido por seu temperamento explosivo e métodos pouco convencionais, o técnico Marcelo Bielsa, que comanda o Uruguai na Copa do Mundo, tem uma trajetória marcada por episódios que beiram o inacreditável. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele enfrenta a Espanha em jogo decisivo pelo Grupo H.

Antes de ser treinador, Bielsa foi zagueiro de clubes como Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário. Como técnico, iniciou a carreira no Newell’s, onde construiu sua fama de excêntrico.

No início dos anos 1990, após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. O treinador apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. O time chegou à final daquele ano, perdendo para o São Paulo. Pelo clube, ele conquistou dois campeonatos argentinos e se tornou uma lenda. O estádio do Newell’s foi rebatizado como Estádio Marcelo Bielsa.

No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que seus jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era fazê-los sentir o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso.

Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade e admitiu que espionava todos os times da competição. O clube foi multado em 200 mil libras.

Em outra ocasião, durante um jogo contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído. O empate custou caro e tirou as chances do time de subir para a primeira divisão naquele ano. Apesar disso, Bielsa conseguiu o acesso à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência.

No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no CT. No dia seguinte, em entrevista coletiva, disse que havia se autodenunciado à polícia pelo ocorrido.

Em 2012, após perder para o modesto Eibar, Bielsa apareceu no CT do adversário com uma caixa de papelão cheia de anotações e fitas de vídeo. A mensagem era que ele havia estudado o time e não o desrespeitado.

Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi a diretoria não ter cumprido a promessa de contratar reforços.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →