Uma artigo publicado na revista científica Science mostrou pela primeira vez o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, que desenvolveu um tecido capaz de se adaptar a todo tipo de temperatura, retendo calor em climas frios, e liberando radiação infravermelha em épocas quentes e úmidas.

O tecido é feito com uma mistura de fibra com um metal condutor. Sua fibra é feita de dois materiais, um que absorve água e o outro que a repele. Quando quente, os nós do tecido ficam juntos para aumentar os poros do material permitindo a saída do calor. A mudança também muda a maneira como o pano interage com raios infravermelhos, diminuindo sua passagem. Já no frio, o movimento é o inverso para reter o calor.

“Essa é a primeira tecnologia que permite controlar dinamicamente a radiação infravermelha” explica o autor do estudo, Wang Yuhuang, professor de química e bioquímica da Universidade de Maryland. Segundo o estudo, a mudança da dinâmica do tecido para se adaptar a temperatura é praticamente instantânea, então os usuários não irão perceber mudanças bruscas de clima.

O post Cientistas criam tecido que regula temperatura automaticamente apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Deixe uma resposta