O sonho de muitos brasileiros é conhecer o mundo, suas riquezas culturais e naturais.. Há 24 anos, as irmãs Mercedes e Gabriela Berlin ajudam os brasilienses a realizar esse desejo com a Berlin Turismo, agência que criaram e consolidaram juntas nas últimas duas décadas.

O Metrópoles encontrou com as irmãs para um bate-papo informal na casa de Mercedes, na Asa Norte. Elas contaram detalhes sobre como é trabalhar com turismo, os destinos preferidos dos brasilienses e as apostas para 2019.

A Berlin Turismo completou 24 anos no dia da entrevista, em 21 de novembro. O foco do empreendimento está em pacotes corporativos e viagens de luxo. A divisão das tarefas foi natural para as irmãs. Gabriela criou uma relação especial com as embaixadas, organizando roteiros pela América do Sul, em especial o Brasil, enquanto Mercedes toma conta da parte de lazer e turismo de luxo pelo mundo.

 

A paixão por viagens está enraizada na família. Mercedes e Gabriela cresceram dentro da Trips Turismo, uma das agências mais tradicionais da capital, fundada pelos pais delas, Hugo Maschwitz e Mercedes Urquiza, em 1962, na galeria do Hotel Nacional. Desde pequenas, elas se apaixonaram pela descoberta de novos lugares ao redor do mundo.

JP Rodrigues/ Especial para o Metrópoles

Gabriela e Mercedes Berlin

 

Destinos preferidos dos brasilienses
Na hora de escolher o destino para curtir as férias, a maioria dos brasilienses ainda escolhe Miami, Nova York e Paris. Mas há também uma grande procura por lugares exóticos na Ásia, como Vietnã, Camboja, Laos, Índia, Nepal e Taiwan. Muito da vontade de conhecer esses lugares vem de programas de televisão e noticiários. “É de época. Quando teve uma novela na Índia, o país bombou”, explica Gabriela.

Em 2018, os brasilienses mudaram a rota e embarcaram para o México, especificamente para Los Cabos e Tulum, e para a Ásia – Singapura, Tailândia, Vietnã e Camboja.

“Tem bastante gente saindo do circuito de sempre”, afirma Mercedes. “O brasiliense já conhece muito dos destinos regulares, que todo mundo faz. Havia um vício de ir sempre para o mesmo lugar e agora ele está investindo em outros tipos de viagens”, completa Gabriela.

Viagens inesquecíveis 
Mercedes acumula mais de 40 viagens de cruzeiro ao redor do mundo, passando pelo Caribe, Barcelona, Itália, Grécia, Istambul e Egito. Para ela, a principal vantagem de fazer esse tipo de passeio é poder otimizar o tempo, dividido entre o glamour dos navios – com várias opções de restaurantes e lazer para toda a família – e o melhor que cada cidade pode oferecer em um dia.

“É uma oportunidade para visitar várias cidades e descobrir se você gosta ou não daqueles lugares a ponto de retornar em uma nova ocasião, com mais tempo. Dá para ter uma ideia do local e falar: ‘Eu quero voltar para cá”, explica Gabriela.

Foi a experiência na Índia e no Nepal que marcou as agentes de viagens. “O Nepal foi um destino bem distinto do que eu imaginava. É um lugar lindo, mas foi marcante sobretudo porque nós sobrevivemos a um terremoto de oito graus na escala Richter. Dormimos na rua com outros turistas do hotel onde estávamos hospedados”, lembra Mercedes.

Na Índia, as irmãs descobriram que os estereótipos divulgados entre os ocidentais sobre o lugar não correspondem à realidade. “É chocante. Quando cheguei lá, vi uma riqueza de cultura, cores, sabores, estilo de vida e vestimentas. É tudo muito atrativo e interessante”, conta.

Reprodução

Gabriela e Mercedes Berlin no Taj Mahal, na Índia

 

Agência de turismo x compra on-line
Quando as vendas de passagens e pacotes de viagem começaram a ganhar força na internet, as agências de turismo levaram um baque. No entanto, Gabriela ressalta que, após as primeiras jornadas totalmente autônomas, os brasileiros perceberam que a diferença está no serviço. As irmãs fazem um trabalho artesanal.

“Os nossos clientes são empresários, pessoas que não têm tempo de ficar navegando na internet. Eles precisam de tudo na mão. Além disso, a internet não oferece o serviço. Se você tiver algum imprevisto, não vai ser a rede que vai te ajudar”, avalia Gabriela.

 

Berlin Turismo
SHS Q.1 Bl. A, – Loja 3/4, Asa Sul, Brasília-DF. Aberta de segunda à sexta, das 8h30 às 19h, e sábado, das 9h às 12h. Contato: (61) 3878-3030, ou pelo Instagram

Deixe uma resposta