O jornalista especializado em arquitetura, decoração e design Sergio Zobaran, curador em importantes mostras de decoração pelo Brasil, estreia como expositor no ambiente “Galeria” na 2ª edição da Mostra + Sustentável, aberta no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, em Sousas, Campinas (SP), até 7 de outubro. O evento reúne arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores em prol de uma causa social. Neste ano, são 40 ambientes em uma área total de 3 mil m². SergioZobaran

A “Galeria”, ambiente de número 13 da exposição, é o maior espaço construído da mostra, com 248m² divididos em quatro corredores no entorno da praça central do antigo hospital psiquiátrico.

O visitante depara com um ambiente marcado por tecidos sustentáveis, telas, esculturas e fotografias em contraponto a peças de mobiliário de design contemporâneo de madeira sustentável ou certificada. O conjunto forma uma exposição eclética que convida à contemplação da arte.

Fazendo tudo ao mesmo tempo

Zobaran viaja por todo o País atuando em curadorias de diversas exposições simultaneamente, inclusive a mostra Modernos Eternos – da qual é sócio fundador, e que ocorre em paralelo (22 de agosto a 2 de setembro) na capital paulista. Por isso só conseguiu estar à frente da “Galeria” com o apoio da LOCK Engenharia. “A LOCK se dispôs a fazer a gestão e gerenciamento da obra, alinhando prazos e forma de execução com todos os fornecedores envolvidos, sob comando do Sergio”, frisa Romolo Germano, sócio diretor da LOCK.

Prédio histórico e sustentabilidade

Em sua primeira participação como expositor, Zobaran concebeu o espaço baseado no conceito amplo de sustentabilidade e na importância histórica e social do prédio, buscando preservar as características do ambiente. Toda a intervenção na arquitetura passou por restauro operado pela LOCK. “Destacamos alguns elementos como portas, janelas e madeiramentos originais ao deixá-los expostos no estado atual de desgaste”, observa o expositor.GALERIA-01-alta

A obra durou 60 dias, entre análise de viabilidade, desenvolvimento de projetos e execução. Foram feitas limpeza e recuperação dos pisos, pintura da fachada e substituição de toda a fiação elétrica. Para não se desviar dos critérios ecológicos registrados pela Mostra + Sustentável, a tinta usada é de material mineral natural, que, além de não contaminar o ambiente interno das edificações, também tem a porosidade necessária à evaporação da umidade existente no seu interior. “É um material que não libera produtos tóxicos e proporciona ainda mais conforto climático aos ambientes”, frisa a engenheira civil da LOCK Engenharia, Ana Carolina Oliveira.

A sede da Mostra é um prédio de 1924, tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). Funcionando como hospital psiquiátrico até a década de 1990, o destaque da edificação é o pátio central quadrangular envolvido por toda a ala “Galeria”.

Eventos paralelos

Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta ainda com uma extensa programação de debates sobre sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e questões comportamentais, os “SustenTalks”.

Zobaran é o palestrante da programação do dia 26 de setembro, às 18h, quando abordará o tema “Decoração Mix & Match”. O especialista falará sobre o estilo utilizado em seu espaço, ressaltando a união do antigo e o novo e como ambos se completam e conversam entre si.GALERIA-02-baixa

A inscrição para esse debate não tem custo adicional e deve ser realizada por meio do site da mostra.

Curador pioneiro em mostras de decoração no Brasil, na MostraBlack (2011 a 2015, SP), Sergio Zobaran é também Relações Públicas, organizador de eventos, autor do livro Evento é assim mesmo!/Ed. Senac/RJ), jornalista setorizado em decoração, design e arquitetura. Sócio fundador da mostra Modernos Eternos (2014 a 2018, SP), participa pela primeira vez de uma mostra como expositor, fazendo a concepção do espaço Galeria, na Mostra + Sustentável, de Campinas.

A LOCK Engenharia constrói, desde 1987, as sedes de grandes empresas nacionais e internacionais, lojas de grifes mundialmente conhecidas, residências dos sonhos e prédios de alto padrão.

São mais de 2 mil obras entregues em todo o País, que tornaram a empresa uma referência na construção de alta complexidade.

Arquitetos como Marcio Kogan, Isay Weinfeld, João Armentano, Claudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Patricia Anastassiadis e Fernanda Marques estão entre os parceiros.

Em abril de 2017, a LOCK inaugurou uma filial em Campinas a fim de se aproximar dos clientes do interior de São Paulo.

Foto 1:  Jornalista especializado em arquitetura, decoração e design Sergio Zobaran.

Foto 2 e 3 : Ambiente Galeria da Mostra + Sustentável.

Crédito: Divulgação.

Deixe uma resposta