O CANAL – No O Canal você confere tudo sobre audiência da TV, famosos, resumos de novelas, música, cinema & séries e notícias da TV.

Juliana Paes será a protagonista de Dias Felizes, a sucessora de O Sétimo Guardião. Novela é inspirada no livro Mildred Pierce (Foto: reprodução)

Juliana Paes será a protagonista de Dias Felizes, a sucessora de O Sétimo Guardião. Novela é inspirada no livro Mildred Pierce (Foto: reprodução)

Dias Felizes, a próxima novela das 21h da Globo, já tem uma frente de capítulos sendo aberta por seu autor Walcyr Carrasco, embora a estreia esteja prevista somente para maio. Apesar dos índices pouco satisfatórios de O Sétimo Guardião, uma antecipação da ida ao ar é tida como improvável.

Segundo a coluna Zapping do jornal Agora, a nova trama será baseada em um clássico da literatura estadunidense, Mildred Pierce. A história de 1941 foi escrita por James Cain, que faz um retrato da sociedade dos Estados Unidos durante o período da depressão econômica, quando a ambição se coloca na frente dos valores. O paralelo com o Brasil atual, que também engatinha a saída de uma grave crise, salta aos olhos.

Duas novelas depois, Paolla Oliveira troca namorado por diretora

É marcante a atemporalidade personagem que nomina o livro, uma mãe que tem devoção demasiada por sua filha de caráter questionável, Veda. A história, claro, já rendeu inúmeras adaptações e inspirações para obras audiovisuais. A primeira já em 1945, com um filme homônimo indicado em 6 categorias ao Oscar. Na época, eram raras as produções que colocavam as mulheres em papel de protagonismo. Outra derivada mais direta foi a série da HBO e vencedora do Emmy Internacional exibida em 2011 que contou com Kate Winslet no papel de protagonista.

No Brasil, são vários os casos de tramas que registram enredos similares. Uma das mais notórias é Vale Tudo, em que Raquel (Regina Duarte) consegue sua ascensão social com a venda de sanduíches na praia após ser deixada sem dinheiro pela filha Maria de Fátima (Gloria Pires).

— Com novela no Viva, Walcyr Carrasco aumenta participação em 2019 —

Em Dias Felizes, os papéis de mãe e filha serão respectivamente de Juliana Paes e Agatha Moreira. E o crescimento da protagonista também seria via alimentícia, dessa vez com a venda de bolos de pote.

A mesma base também foi vista em outros folhetins, como Guerra dos Sexos e Dona Xepa. O mote do filho envergonhado pela mãe humilde gerou até mesmo um conflito recente entre o próprio Walcyr e Aguinaldo Silva, que aplicaram o conceito simultaneamente em horários diferentes com Morde e Assopra e Fina Estampa, respectivamente.

Com novo modelo do Ibope, audiência de programas de TV deve aumentar

O post Livro que inspirou Dias Felizes também já foi base para outras novelas; relembre apareceu primeiro em O CANAL.

Deixe uma resposta