Notícias do Dia»Notícias»Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro. No evento, 682 estudantes de todo o país receberam medalhas de ouro.

Durante a solenidade, Lula afirmou que a olimpíada se tornou um “sucesso extraordinário” e disse que, em seus mandatos, buscou combater os efeitos do descaso histórico com a educação no Brasil. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, também destacou a competição e disse que a Obmep completou 20 anos e se consolidou como uma realidade no país.

Nesta edição, a premiação prevê ainda 2.046 medalhas de prata e 5.888 de bronze. Entre os medalhistas de ouro, 523 são de escolas públicas e 159, de instituições privadas. São Paulo liderou com 180 ouros, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ocorre em 99,9% dos municípios brasileiros. Organizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a iniciativa também encaminha premiados para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 a alunos de escolas públicas.

Na cerimônia, Lula e Barchini receberam os alunos que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, em Tóquio, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação informou ter investido R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Cefet-RJ e de sete alunos do Colégio Pedro II, além dos professores que acompanharão a comitiva.

Também durante o evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou o termo de execução descentralizada para a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O termo autoriza o chamamento de R$ 300 milhões para fundações de amparo à pesquisa, com foco em popularização e divulgação científica.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, anunciou duas novidades: a primeira Olimpíada de Matemática para professores dos anos iniciais, que já ultrapassou 10 mil inscritos, e a criação de uma unidade do Impa Tech no Nordeste, com início previsto para março do próximo ano em Teresina. Segundo Viana, o anúncio foi feito com apoio do presidente Lula.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →