O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira, 22 de junho, da cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro. No evento, 682 estudantes de todo o país receberam medalhas de ouro.
Durante a solenidade, Lula afirmou que a olimpíada se tornou um “sucesso extraordinário” e disse que, em seus mandatos, buscou combater os efeitos do descaso histórico com a educação no Brasil. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, também destacou a competição e disse que a Obmep completou 20 anos e se consolidou como uma realidade no país.
Nesta edição, a premiação prevê ainda 2.046 medalhas de prata e 5.888 de bronze. Entre os medalhistas de ouro, 523 são de escolas públicas e 159, de instituições privadas. São Paulo liderou com 180 ouros, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.
A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ocorre em 99,9% dos municípios brasileiros. Organizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a iniciativa também encaminha premiados para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 a alunos de escolas públicas.
Na cerimônia, Lula e Barchini receberam os alunos que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, em Tóquio, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação informou ter investido R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Cefet-RJ e de sete alunos do Colégio Pedro II, além dos professores que acompanharão a comitiva.
Também durante o evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou o termo de execução descentralizada para a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O termo autoriza o chamamento de R$ 300 milhões para fundações de amparo à pesquisa, com foco em popularização e divulgação científica.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, anunciou duas novidades: a primeira Olimpíada de Matemática para professores dos anos iniciais, que já ultrapassou 10 mil inscritos, e a criação de uma unidade do Impa Tech no Nordeste, com início previsto para março do próximo ano em Teresina. Segundo Viana, o anúncio foi feito com apoio do presidente Lula.
