A florada do café, com seu delicioso aroma, e a colheita dos frutos maduros são dois períodos de muita alegria para os produtores do grão mais amado do Brasil. Mas, para os coffee lovers, a melhor hora é agora: a nova safra finalmente começou a chegar às torrefações e, consequentemente, às cafeterias.

Com um mercado efervescente de cafés especiais, Brasília está bem servida de cafeterias e de microtorrefações, que reservam novidades para este fim de ano. Ao combinar os dois empreendimentos, Luiz Gustavo Costa Manso, proprietário da Belini Café (114 Sul), consegue ter uma relação bastante próxima com quem planta o grão.

“A cada safra que passa, ficamos mais felizes de estreitar nossas parcerias e por ficarmos amigos dos nossos produtores! No fim, o café continua nos trazendo grandes amigos e nos levando a lugares incríveis”, comemora.

A cafeteria no final da Asa Sul conta com três novos grãos mineiros e uma prata da casa: diretamente do Cerrado goiano, sob os cuidados da produtora Cristiane Zancanaro, o grão da Fazenda Nossa Senhora de Fátima, em Cristalina (GO). “Foi o café que mais me surpreendeu em relação ao ano passado. O salto foi surreal. Só de ser do Cerrado goiano, tão pertinho, e da nossa amiga, já é um honra tê-lo no moinho”, elogia o empresário.

Os grãos da família Zancanaro também fazem parte da linha da torrefação Anero, do mestre de torra Rodrigo Pereira. A empresa não alterou o perfil desse grão, mas terá duas novidades em breve: os cafés Supremo e Notável. O primeiro é um blend para espresso, com sensorial de chocolate e retrogosto de mel. O segundo, vindo diretamente da Serra do Caparaó, promete notas de maracujá. As bebidas podem ser degustadas no Minimalize Café, em Águas Claras.

 

Em Brasília, um parceiro do famoso Sítio Santa Rita é a microtorrefação Together, dos empresários Luciana Santiago e Alessandro Goulart. Do torrador, já saíram pacotes do grão mineiro: o café Garapa, da entressafra, tem notas de chocolate ao leite e nozes, com doçura intensa e acidez suave, de corpo aveludado.

Da safra nova da Together, uma proposta para presentear coffee lovers no Natal: o Christmas Coffee veio do Sítio Alto da Serra, em Minas Gerais (MG), e apresenta um sensorial que remete a frutas maduras e à finalização cítrica da laranja. Os cafés da marca podem ser encontrados no Ernesto (115 Sul e 108 Norte), no Awakeish (SIG) e na padaria Bella Focaccia (Lago Norte).

Um dos maiores fornecedores das cafeterias brasilienses é a microtorrefação AHA!, da Asa Norte. A casa vai lançar, durante a Semana Internacional do Café de Belo Horizonte (MG), três novos microlotes, que estarão disponíveis em Brasília a partir do próximo dia 12. Destaque também para um grão do Sítio Santa Rita, o Fermentado.

“Esse café passa pelo famoso processamento de fermentação do Jhone Lacerda, que agrega corpo e notas frutadas ao grão. Percebemos notas de morango, goiabada e uma doçura de cidra de maçã, mas tem tanta coisa que daria pra ficar o dia todo descrevendo”, brinca João Pedro Freitas, sócio da torrefação.

Deixe uma resposta