Dois fortes terremotos sacudiram a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28/9), danificando casas e matando ao menos uma pessoa. O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o mais forte dos tremores teve magnitude 7,5 e profundidade de dez quilômetros, a nordeste da cidade de Donggala, no centro de Sulawesi. O fenômeno provocou um breve alerta de tsunami.

Segundo um funcionário da agência local de desastres, “muitas casas colapsaram”.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação a Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que a comunicação com a região afetada foi interrompida. “Nossa estimativa inicial, a partir da experiência, é de que (o terremoto) causou danos generalizados, começando em Palu, indo pelo norte até Donggala”, disse.

O terremoto menor registrou magnitude de 6,1. Informações preliminares dizem que os tremores deixaram um morto, dez feridos e dezenas de casas danificadas.

A Indonésia é uma área propensa a tremores porque fica localizada no chamado Anel de Fogo, um arco de vulcões e falhas geográficas na Bacia do Pacífico.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 aconteceu em Sumatra, no oeste da Indonésia, desencadeando um tsunami que matou 230 mil pessoas em dez países.

Deixe uma resposta