Uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), juntamente com as Universidades Públicas, como a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), manifestaram na última sexta-feira (08), a importância do ensino superior público gratuito no Brasil.

Essa campanha questiona, sobretudo, a falta que as universidades fariam nas cidades que elas ocupam, caso não existissem, ou não tivessem garantia de acesso aos estudantes de forma gratuita, por meio de programas como o Sisu.

O vídeo, lançado pela UFOP, vem logo após debate entre a população sobre suposto interesse do governo em cobrar mensalidades para estudantes de universidades federais e até privatizar alguns campus, como também foi citado em corrida para o Governo do Estado de Minas Gerais, sob controle das Universidades Estaduais e possível interesse em privatizá-las.

Confira o vídeo divulgado pela Universidade Federal de Ouro Preto;

A importância das Universidades para o desenvolvimento social e econômico

Onde tem Universidade Pública, tem desenvolvimento social e econômico, e isso é absolutamente fácil de entender.

UFOP
Foto: UFOP – Campus da Universidade Federal de Ouro Preto.

Primeiro que, grande parte das Universidades – não só públicas – fazem pesquisas científicas e registro de patentes. Isso significa que, enquanto há nelas o ponto principal que é educar, há também a capacidade e independência de projetar, desenvolver e lançar novas coisas e estudos que beneficiem toda a comunidade e o desenvolvimento tecnológico.

Além disso, há também o fato de que o governo investe milhões nessas universidades (não tanto quanto deveria). Com a verba, a maioria dos grandes centros universitários desenvolvem projetos culturais e feiras de tecnologia, além de aplicar também, recursos financeiros no desenvolvimento de seus alunos.

Deixe uma resposta