O CANAL – No O Canal você confere tudo sobre audiência da TV, famosos, resumos de novelas, música, cinema & séries e notícias da TV.

Animais Fantásticos: Franquia Harry Potter estreia na Globo com números decentes. (Foto: Divulgação)

A estreia da Universo Mágico de Harry Potter não rendeu os números esperados. Calma, não significa que o filme ficou em segundo lugar na audiência. O título se refere a um comparativo entre Globo e SBT quando exibiram filmes de Harry Potter.

Exibido na Tela Quente de ontem, dia 07/01, Animais Fantásticos e Onde Habitam, primeiro filme da série que é a expansão da famosa franquia de filmes sobre o jovem bruxo, conseguiu 20.5 pontos de média, uma audiência que não é considerada ruim.

Os números, porém, ficam abaixo da exibição de séries como The Good Doctor (que conseguiu 30 pontos), o que pode ser um indício da preferência por séries que tem sido cada vez mais forte.

Viva vai picotar Terra Nostra; entenda

Mas, principalmente, esses números são muito abaixo da estreia do universo no SBT, em 2004.

Do céu ao inferno 

À época, a exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro filme da franquia, conseguiu incríveis 31 pontos de média, com 45 de pico, sendo líder absoluto no horário. A Rede Globo ficou em segundo lugar, com 25 pontos – números que a franquia nunca mais chegou perto de atingir, mesmo sem decepcionar na maioria das vezes.

No ano seguinte, o mesmo Pedra Filosofal conseguiu ótimos 23 pontos, com pico de 28, mas não chegou a tomar o primeiro lugar da Rede Globo, que conseguiu 29. Tornou-se um padrão a partir daí a exibição de pelo menos um filme da franquia por ano na emissora de baú.

Em 2009, o canal chegou a fazer uma Semana Harry Potter, exibindo os quatro primeiro filmes da série. A Pedra Filosofal, o primeiro, foi vice-líder em uma terça com 10 pontos, A Câmara Secreta, o segundo, foi líder em uma sexta com 12 pontos. Já o terceiro filme, O Prisioneiro de Askaban, ficou em segundo lugar no horário, com 11 pontos, enquanto o quarto, Cálice de Fogo, liderou no horário, no domingo, com 14 pontos.

Luiz Bacci pediu aumento e empacou negociação com RecordTV

A conclusão depois da semana Harry Potter era óbvia: A série ainda empolgava, mas longe do fervor inicial. Em 2010, por exemplo, o quinto filme, A Ordem da Fênix, amargou um terceiro lugar, com 8 pontos. O sexto capítulo, Enigma do Príncipe, voltaria à vice-liderença, mas com apenas 9 pontos.

O fundo do poço chegaria, justamente, com o filme mais esperado da franquia pelos fãs, a primeira parte de As Relíquias da Morte, o capítulo final da história do menino que deveria salvar o mundo bruxo: 5 pontos, em 2013, um amargo terceiro lugar e a certeza de que era hora de seguir em frente e deixar Harry para trás.

A perda de exclusividade e a Rede Globo

Em 2016, a Rede Globo deu um passo importante ao fechar um contrato com a Warner Bros (produtora dos filmes), que em 2013 viu o SBT encerrar o contrato milionário de exclusividade que havia entre eles – e a queda dos números de Harry Potter, sem dúvida, foi um dos motivos para isso.

O novo acordo deu a Globo a chance de exibir séries como Supergirl, Legends of Tomorrow, filmes como Esquadrão Suicida e, agora, o início da série Animais Fantásticos.

Os números modestos da sucessora de Harry Potter mostram o que já estava claro no SBT: A magia não é mais tão forte quanto era no começo da década, quando além dos números absurdos para a emissora do baú, a franquia arrastava milhões de pessoas aos cinemas.

Assim como Vera Fisher veja quem mais protagonizou novelas das 9 na Globo

O segundo filme de Animais Fantásticos, Os Crimes de Grindewald, por exemplo, foi a menor bilheteria entre todos os 10 filmes da franquia até então: 643 milhões de dólares mundialmente. Ainda são números altos, maiores do que muita coisa do cinema atualmente, mas que mostram que, aos poucos, o interesse pelo mundo mágico vai ficando de lado.

De qualquer forma, a exibição de Animais Fantásticos na Tela Quente está longe de ser considerada um fracasso e mostra que, mesmo com uma empolgação moderada, o mundo bruxo criado por J.K Rowling, anos depois, continua sendo algo a se apostar.

O post Universo Harry Potter estreia na Globo perdendo para o SBT apareceu primeiro em O CANAL.

Deixe uma resposta