Xiaomi Smart Electric Scooter

No fim da última semana, a Xiaomi contou que anunciaria, nesta segunda-feira (12/12) um novo veículo com sistema de freio e-ABS e um motor. Os sites especializados logo levantaram a hipótese de que se tratava de um carro, possivelmente, autônomo ou elétrico. No entanto, a empresa de origem chinesa anunciou um patinete. Isso mesmo, o Xiaomi Smart Electric Scooter.

Conhecida por desenvolver smartphones bem baratos e produtos eletrônicos para ambientes domésticos, bem populares nos países orientais, a Xiaomi contou que o novo meio de transporte desenvolvido por ela custa em torno de US$ 289 (ou R$ 920 aproximadamente) e são capazes de percorrer até 30 km com uma única carga de bateria. O patinete pesa 12,5 kg, é dobrável e está disponível em duas cores: preto e branco.

O produto é desenvolvido com alumínio aeronáutico e apresenta algumas tecnologias bem interessantes. Por exemplo, o Smart Electric Scooter conta com um sistema de recuperação de energia que pode ser ligado ao pressionar a alavanca do freio ou soltando o acelerador em movimento. Isto resultará em uma conversão de energia cinética em eletricidade, proporcionando assim uma vida útil melhorada da bateria.

Muito usado em alguns países até mesmo por adultos no dia-a-dia, o patinete é equipado também com Bluetooth que pode ser emparelhado com um smartphone para monitorar os hábitos do usuário. O aplicativo para smartphone, inclusive, fornece informações relacionadas à velocidade de percurso, potência restante e detalhes sobre a intensidade do sistema de recuperação de energia.

Este não é o primeiro patinete (chamado por eles de "scooter") criado pela Xiaomi. A companhia já apresentou anteriormente o Ninebot Mini, que fazia "apenas" 22 km em uma única carga.

Várias empresas têm se empenhado em desenvolver veículos elétricos e autônomos, mas nenhuma anunciou (pelo menos até o momento) que pretende rivalizar com a Xiami e lançar um patinete moderno.

Fonte: Tudocelular.com