Notícias do Dia»Notícias»Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

Águas de Oxalá encerra ciclo com lavagem cultural em Samambaia

O projeto Águas de Oxalá chega à segunda edição e retoma as atividades em Samambaia. O ciclo se encerra no sábado (27), na Associação Papo de Mãe, com a Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé. Antes disso, a iniciativa passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

Idealizado e conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também chamada de Doné Francys de Oyá, o projeto reúne a comunidade em torno de rituais de lavagem e de ações formativas. As oficinas, com duração de 20 horas e turmas de 20 pessoas, abordam o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições são feitas diretamente com Mãe Francys, pelo telefone (61) 99560-1695.

Além das atividades culturais e religiosas, o Águas de Oxalá se apresenta como uma ação de resistência diante de episódios de intolerância religiosa no país. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a iniciativa conta com o apoio do poder público. O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →