O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China em Xangai. Durante o evento, ele também discursou no lançamento da cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países.
Após as atividades do fórum, Durigan fez uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Ele se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que atualmente chefia a instituição financeira de fomento.
A viagem de Durigan à China tem como objetivo avançar nas negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional. Outra meta da visita é divulgar os leilões do Eco Invest.
A ideia do governo foi utilizar a visita bilateral de Durigan ao país asiático para maximizar a efetividade de viagens que já aconteceriam das equipes do Eco Invest e do Tesouro Nacional, incluindo a equipe que negocia o plano de bonds.
Sobre esse tema, o governo brasileiro trabalha com a possibilidade de fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China. A medida é uma continuidade da estratégia de diversificar suas captações fora do dólar.
O próprio ministro da Fazenda afirmou na Câmara dos Deputados que o plano é aproveitar a construção de relações com países asiáticos para acessar esses mercados. Ele citou China, Japão, Vietnã e Índia como exemplos.
“Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído”, disse Durigan.
