O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. O parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal e destacou sua atuação na Secretaria de Esporte.
Julio Cesar Ribeiro está no terceiro mandato. Ele começou a trajetória em Brasília em 2012, como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. Suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte.
O deputado contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era quase exclusivamente o futebol. Ele passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais. O programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria, foi transformado em lei na Câmara Legislativa. O projeto passou de cem para mais de 5 mil atletas atendidos por ano.
Ribeiro também lembrou do atleta Caio Bonfim. Ele disse que acreditou no potencial do atleta quando o conheceu e que os investimentos resultaram em medalhas olímpicas e títulos mundiais. Sobre os Centros Olímpicos, o deputado afirmou que o DF passou de três para 12 unidades, com a 13ª em construção no Paranoá.
O deputado criticou a falta de apoio de outros parlamentares ao esporte. Segundo ele, dos oito deputados federais da bancada do DF, apenas ele atua prioritariamente com essa bandeira. Ele disse que conta com a parceria do deputado distrital Martins Machado.
Projetos e eleições
Ribeiro destacou a aprovação de uma nova Lei de Incentivo ao Esporte Nacional, de sua autoria, que torna o mecanismo perene. Ele também foi relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, que aguarda votação no Senado.
Sobre o cenário eleitoral de 2026, o deputado afirmou que o Republicanos cresceu no país. Ele citou que o partido passou de oito para 41 deputados federais e elegeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A meta para 2026 é ultrapassar 50 deputados federais. No DF, a meta é eleger dois ou três deputados federais e três distritais.
O parlamentar disse que se posiciona à direita. Sobre a relação entre o ex-governador Ibaneis Rocha e a governadora Celina Leão, Ribeiro afirmou que é cedo para declarações e que acredita em um entendimento.
Ribeiro avaliou que a polarização política continua forte no país. Ele criticou a gestão do governo federal e disse que o Brasil enfrenta retrocessos. O deputado afirmou que trabalha para eleger um presidente de direita.
Sobre a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Ribeiro disse ver a medida de forma negativa. Ele afirmou que o Judiciário interfere em prerrogativas do Congresso Nacional. Para ele, a lei foi aprovada pela maioria no parlamento e deveria ser cumprida. O deputado defendeu um pacto de respeito entre os Poderes.
