Notícias do Dia»Notícias»França ativa célula de crise com onda de calor e festa

França ativa célula de crise com onda de calor e festa

França ativa célula de crise com onda de calor e festa

O governo francês ativou uma célula de crise para lidar com a onda de calor que atinge o país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu nesta sexta-feira (19). O pico do calor é esperado no domingo, quando milhões de pessoas devem sair às ruas para a Fête de la Musique (Festa da Música).

A célula se reúne no sábado. Mais de 41 milhões de franceses estarão em áreas sob alerta laranja, o segundo nível mais alto do país. Este é o segundo episódio de onda de calor neste ano.

A preocupação das autoridades aumentou porque o pico do calor coincide com a festa popular, que reúne multidões em shows ao ar livre e consumo de bebidas alcoólicas. O ministro do Interior, Laurent Nuñez, advertiu que alguns departamentos podem entrar em alerta vermelho a partir de domingo. As temperaturas podem chegar a 30°C durante a noite e 40°C durante o dia.

Na quinta-feira, o presidente Emmanuel Macron pediu cuidados com idosos e pessoas mais vulneráveis, classificando os próximos dias como “difíceis”.

As autoridades cancelaram eventos esportivos e adiaram em uma semana as provas orais do bacharelado. No entanto, a maioria das festividades da Festa da Música será mantida. Algumas cidades optaram por cancelar seus eventos.

A ministra da Saúde, Stéphanie Rist, pediu prudência. Ela alertou que o álcool combinado com o calor pode levar à desidratação duas ou três vezes mais rápida, resultando em atendimentos de emergência.

Em Paris, a Prefeitura espera cerca de dois milhões de pessoas nas ruas, número similar ao do ano passado. Milhares de britânicos, motivados por redes sociais, já se preparam para viajar à capital francesa para participar da festa.

O francês Serpico Collins, de 33 anos, que mora em Londres, planeja voltar a Paris no domingo. Ele descreveu a experiência anterior como “uma festa em cada esquina”, em busca de música ao vivo e DJs em varandas.

A França registra a primavera mais quente desde 1900. A temperatura média nacional entre março e maio ficou cerca de 1°C acima do normal. Cientistas afirmam que as ondas de calor na Europa estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →